Description
Qual a intenção do Crit´Air Vignette ?
A vinheta francesa Crit´Air foi criada no âmbito da lei sobre a transformação do sistema de energia e, em particular, seus objetivos de reduzir a poluição do ar na França. O objetivo é reduzir as emissões e os poluentes atmosféricos a médio e longo prazo, promover veículos novos e energeticamente eficientes e excluir gradualmente da circulação os veículos velhos e poluentes. A etiqueta ambiental francesa destina-se sobretudo a reduzir as emissões de óxidos de azoto (NOx) e de partículas.
A obrigação de ter um Certificat qualité de l’Air no veículo para poder circular na zona de baixas emissões de Paris foi introduzida em 01.07.2016. Outras cidades e municípios como Grenoble, Lyon, Lille, Estrasburgo e Toulouse seguiram e regulamentaram a introdução da vinheta francesa em seus respectivos decretos.
Aparência
São 6 adesivos ambientais franceses com 6 cores diferentes: cinza, castanho, laranja, amarelo, violeta e verde. As vinhetas têm um diâmetro de 70 milímetros. Os números nos autocolantes (5, 4, 3, 2, 1) são brancos e representam as diferentes classes de poluentes, não a Euronorma. Há também um campo de placa branca no qual a placa do veículo é impressa em preto. Além disso, cada Certificat qualité de l’Air possui um código de matriz de dados 2D-DOC individualizado. Este código é usado para verificações rápidas e eficientes dos veículos. Os adesivos mostrados aqui são imagens simbólicas.
Cidades obrigatórias
Quais autocolantes devo receber ?
Penalidades (multas)
Multas serão aplicadas em caso de falta ou erro do adesivo ambiental francês Crit´Air a partir de 01 de julho de 2017. As multas dependerão dos diferentes tipos de veículos. As multas dependerão dos diferentes tipos de veículos, o que significa que, por exemplo, caminhões serão multados com multas muito mais altas do que carros de passeio e motocicletas.
68 euros para automóveis de passageiros e todos os outros veículos (“infração da categoria de penalidade 3”)
135 euros para camiões e autocarros (infração da “penalidade de categoria 4”)
Se a multa não for paga no prazo máximo de 45 dias, será aumentada para “penalização 3” para 180 euros e para 375 euros para “penalização 4”.
Importante saber para estrangeiros:
De multa igual ou superior a 70 euros, de acordo com a Diretiva UE 2011/82 de 25.10.2011 “para facilitar a troca transfronteiriça de informações sobre infrações de trânsito que ponham em causa a segurança rodoviária”, se a multa não for paga, o processo de execução decorrerá lugar no país de origem e continuará até que a sentença de prisão seja proferida.
Isenções
As exceções gerais ao requisito de etiqueta nas zonas francesas de baixa emissão são muito administráveis. Especialmente veículos de serviços públicos (polícia, bombeiros, serviço de emergência, etc.) e outros veículos de empresas públicas.
Cada cidade regula as exceções individualmente, de modo que em Paris, por exemplo, são permitidos veículos desativados ZFE e carros clássicos com mais de 30 anos.
Reviews
There are no reviews yet.