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Destacamento de motoristas na Europa para empresas de transportes

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O destacamento de motoristas é uma prática comum no ramo europeu de transporte, em que os condutores são despachados para operar em uma nação distinta de sua residência usual. Isso pode ser resultado da crescente demanda por serviços de transporte ou requisitos particulares das empresas. No entanto, essa prática é governada por uma legislação intricada voltada para assegurar condições laborais equitativas e promover uma competição justa.

O que está incluso ?

  1.  1 matrícula + 1 declaração em qualquer país (demais declarações serão cobradas individualmente por matrícula e país).
  2. Aviso de vencimento de declaração (será notificado antes do vencimento).
  3. Gestão da carteira de matrículas e motoristas


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As recentes normas especiais sobre o destacamento de condutores (Lex specialis) têm como finalidade regular as condições de destacamento e os salários dos empregados que prestam serviços em um Estado-Membro da União Europeia diferente daquele em que a empresa empregadora está sediada. As disposições da Lex specialis reconhecem que a natureza do setor de transporte rodoviário demanda regras especiais elaboradas para o destacamento de condutores.

Vários Estados-Membros da UE já implementaram medidas nesse âmbito, porém isso resultou em uma colcha de retalhos de legislação nacional não uniforme e descoordenada em toda a UE.

Conforme as novas normas da UE sobre o destacamento de condutores, a partir de 2 de fevereiro de 2022: A Lex specialis é o único enquadramento legal aplicável ao destacamento de condutores empregados por empresas de transporte rodoviário da UE; O portal de Declarações de Destacamento do IMI é o único a ser usado pelos operadores da UE para submeter declarações de destacamento para seus condutores. Exigir que os operadores apresentem declarações para seus condutores através dos sites nacionais dos Estados-Membros está em desacordo com a legislação da UE. Manter e aplicar requisitos nacionais às empresas da UE e seus condutores, mesmo na ausência de medidas nacionais de transposição, está em desacordo com a legislação da UE.

 

No que diz respeito aos países do EEE/EFTA, a Diretiva 96/71/CE é aplicável nos países da EFTA/EEE, uma vez que foi incorporada no Acordo EEE, enquanto a incorporação da Diretiva (UE) 2020/1057 ainda está pendente.
Quanto à Suíça, a Diretiva 96/71/CE é aplicável nos termos do Acordo entre a União e a Suíça sobre a livre circulação de pessoas. No entanto, a Diretiva (UE) 2020/1057 não faz parte deste acordo.
Quanto ao Reino Unido, a Diretiva (UE) 2020/1057 não é diretamente aplicável aos condutores da UE destacados no Reino Unido ou aos condutores do Reino Unido destacados na UE. O Acordo de Comércio e Cooperação (ACC) entre o Reino Unido e a UE estabelece regras específicas relativas ao destacamento de condutores. Os condutores que efectuam cabotagem no Reino Unido devem ser considerados destacados em conformidade com o artigo 463. 463.º, n.º 4, com referência ao artigo. 462.º, n.ºs 3-7 (para os operadores da UE, n.º 7) do ACC.

 

Noções básicas sobre o destacamento de condutores de transportes de mercadorias

A Diretiva (UE) 2020/1057, doravante referida como “diretiva”, estabelece disposições específicas em relação à Diretiva 96/71/CE e à Diretiva 2014/67/UE, ambos documentos legislativos relativos ao destacamento de trabalhadores no contexto da prestação de serviços. Ela diferencia entre os tipos de atividades de transporte sujeitas às regras de destacamento e aquelas que não estão sujeitas a essas regras. O critério geral para essa distinção é o nível de conexão com o território do Estado-Membro de acolhimento.

De acordo com a Diretiva (UE) 2020/1057, fica estabelecido que os motoristas que realizam atividades de transporte em Estados-Membros diferentes daquele em que o empregador do motorista está estabelecido são destacados quando realizam as seguintes operações:

  • Operações de tráfego cruzado – compreendidas como atividades de transporte realizadas entre dois Estados-Membros, ou entre um Estado-Membro e um país terceiro, onde nenhum deles é o país de estabelecimento do operador que executa tais operações;
  • Operações de cabotagem – entendidas como atividades de transporte nacional realizadas temporariamente no território de um Estado-Membro por um operador estabelecido em outro Estado-Membro.
  • O motorista não é considerado destacado nas seguintes situações:
  • Operações de transporte bilaterais internacionais – compreendidas como operações de transporte baseadas em um contrato de transporte do Estado-Membro onde o operador está registrado (Estado-Membro de registro) para outro Estado-Membro ou para um país terceiro, ou de outro Estado-Membro ou de um país terceiro para o Estado-Membro de registro;
  • Atividades adicionais limitadas de carregamento e/ou descarregamento (isto é, operações comerciais transfronteiriças conforme descritas acima) realizadas no contexto de operações bilaterais nos Estados-Membros ou em países terceiros atravessados pelo motorista;
  • Trânsito pelo território de um Estado-Membro sem realizar qualquer atividade de carregamento ou descarregamento;
  • Trecho inicial ou final de uma operação de transporte combinado, conforme definido na Diretiva 92/106/CEE do Conselho, no caso de o trecho rodoviário por si só consistir em uma operação de transporte bilateral internacional.

Obrigações administrativas do operador antes, durante e após o destacamento

A Diretiva (UE) 2020/1057, em seu Artigo 1, parágrafos 11 e 12, detalha os requisitos administrativos que os operadores devem satisfazer para comprovar a conformidade com as normas referentes ao destacamento de condutores. Antes do início do destacamento, o operador deve:

  • Submeter uma declaração de destacamento às autoridades de um Estado-Membro para o qual o condutor será destacado;
  • Isso deve ser feito até o início do período de destacamento;
  • Utilizar a interface pública multilíngue conectada ao Sistema de Informação do Mercado Interno (IMI). O conteúdo da declaração de destacamento deve incluir:
  • A identificação do operador, pelo menos na forma do número da licença comunitária, quando disponível;
  • Os detalhes de contato de um gestor de transporte ou outra pessoa designada no Estado-Membro de estabelecimento para interagir com as autoridades competentes do Estado-Membro de destino onde os serviços são prestados e para enviar e receber documentos ou notificações;
  • A identidade do condutor, seu endereço residencial e número de carta de condução;
  • A data de início do contrato de trabalho do condutor e a legislação aplicável a ele;
  • As datas previstas para o início e término do destacamento;
  • As placas de registro dos veículos a motor;
  • Os serviços de transporte prestados (como transporte de carga, transporte de passageiros, transporte internacional ou operações de cabotagem).

Durante a operação, o operador deve garantir que os motoristas tenham à sua disposição os seguintes documentos:

  • A declaração de destacamento em papel ou em formato eletrônico;
  • Evidência das operações de transporte realizadas no Estado-Membro de acolhimento, como uma guia de remessa eletrônica (e-CMR) e registros tacográficos (especialmente indicando os símbolos dos países dos Estados-Membros onde o motorista realizou operações de transporte).

Após o destacamento, o operador deve, no prazo máximo de oito semanas após receber o pedido do Estado-Membro de acolhimento, enviar os documentos solicitados através da interface pública conectada ao IMI. Esses documentos podem incluir:

  • Registros tacográficos;
  • Notas de expedição;
  • Documentação referente à remuneração do motorista durante o período de destacamento;
  • O contrato de trabalho;
  • Folhas de ponto refletindo o trabalho do motorista;
  • Comprovante de pagamento da remuneração do motorista.

As autoridades dos Estados-Membros não podem impor aos operadores requisitos administrativos adicionais além dos especificados na diretiva para verificar o cumprimento de suas disposições.

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