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A Norma de Visão Direta (DVS) e (HGV) No Reino Unido

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O sistema de autorização de segurança Direct Vision Standard (DVS) e HGV para veículos pesados de mercadorias (HGVs) exige que os operadores de camiões com mais de 12 toneladas de peso bruto obtenham uma autorização de segurança antes de entrarem e operarem na maior parte da Grande Londres. Caso contrário, pode receber uma Notificação de Penalidade (PCN).

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Por que razão preciso de uma autorização DVS (HGV) de segurança para um veículo pesado de mercadorias?

O Direct Vision Standard (DVS) e o HGV Safety Permit Scheme fazem parte do plano Vision Zero do Presidente da Câmara de Londres para eliminar todas as mortes e ferimentos graves na rede de transportes de Londres até 2041.

O DVS mede o quanto um condutor de HGV pode ver diretamente através das janelas da sua cabina. Isto é expresso como uma classificação de estrelas de zero (limitada) a cinco (boa) visão direta, indicando o nível de risco para os utentes vulneráveis da estrada, tais como pessoas a pé e de bicicleta.

Os requisitos da Norma de Visão Direta em Londres estão a mudar. Para melhorar a segurança de todos os utentes da estrada, os veículos pesados de mercadorias com mais de 12 toneladas terão de ter uma classificação de três estrelas ou equipar o Sistema Seguro Progressivo para operar na Grande Londres, a partir de 28 de outubro de 2024.

Saiba mais sobre as classificações de estrelas DVS e o Sistema de Segurança Progressiva e prepare-se hoje mesmo. O nosso relatório de consulta fornece mais pormenores sobre os motivos que nos levaram a introduzir o Sistema de Segurança Progressiva.

Preparar-se para 28 de outubro de 2024

Se for titular de uma autorização de segurança para um veículo pesado de mercadorias com classificação de zero, uma ou duas estrelas, a mesma expirará à meia-noite de 27 de outubro de 2024. O seu veículo com classificação zero, uma ou duas estrelas deve ter o Sistema de Segurança Progressiva instalado para operar em Londres a partir de 28 de outubro de 2024. Pode saber o que o Sistema de Segurança Progressiva exige no nosso Guia DVS para operadores disponível abaixo.

 

Requisitos da autorização de segurança DVS (HGV) para veículos pesados de mercadorias

Quer o operador considere ou não que o veículo cumpre as normas, todos os camiões com mais de 12 toneladas (GVW) que entrem ou operem na Grande Londres têm de possuir uma autorização de segurança para veículos pesados válida antes de utilizarem a área para evitarem receber uma PCN.

O esquema de autorização de segurança para veículos pesados de mercadorias abrange a maior parte da Grande Londres e está em funcionamento 24 horas por dia, todos os dias do ano. O pedido de uma autorização é gratuito.

Informações para os pedidos no âmbito dos requisitos do sistema seguro

As orientações relativas às autorizações de segurança para veículos pesados de mercadorias continuam disponíveis para ajudar os operadores que pretendam instalar o sistema de segurança existente em veículos com classificação zero estrelas. Uma autorização de segurança para veículos pesados de mercadorias emitida com uma condição de sistema seguro expirará à meia-noite de 27 de outubro de 2024.

Obter uma autorização de segurança DVS (HGV) para veículos pesados de mercadorias para um veículo registado recentemente

Se o seu veículo tiver uma classificação de estrelas entre zero e dois:

Os proprietários de veículos recém-registados devem iniciar o processo de pedido de autorização o mais cedo possível, mesmo que o novo número de matrícula do veículo (VRM) não seja do nosso conhecimento. Para saber se a TfL tem detalhes do seu VRM , verifique a classificação por estrelas do seu veículo. Se não encontrarmos quaisquer dados do veículo que correspondam ao VRM , receberá uma mensagem a dizer “Dados do veículo não encontrados” e terá de nos enviar um comprovativo da classificação por estrelas do veículo, tal como fornecido pelo fabricante do veículo.

Se o comprovativo da classificação por estrelas não incluir o VRM , deve enviá-lo juntamente com uma cópia do seu livro de registo V5C (ou equivalente estrangeiro), ou um documento da DVLA que confirme o VRM e o número de identificação do veículo (VIN).

Se ainda não tem um V5C, pode enviar-nos um dos seguintes documentos –

Uma cópia do registo do veículo do serviço View Vehicle Record da DVLA
Uma cópia do seu pedido de registo.
Um e-mail do fabricante a confirmar a classificação por estrelas do veículo

Veículos provenientes de fora do Reino Unido

Os veículos registados fora do Reino Unido com mais de 12 toneladas de peso bruto que entrem ou operem na maior parte da Grande Londres também terão de possuir uma autorização válida. Pode candidatar-se a uma autorização neste sítio Web da mesma forma que os operadores do Reino Unido. Quando solicitamos os seus documentos de registo, como o livro de registo V5C, aceitamos os equivalentes estrangeiros.

Verifique a classificação por estrelas do seu veículo e seleccione “Non-UK”. Se não encontrarmos quaisquer dados do veículo que correspondam à sua marca de registo de veículo (VRM), receberá uma mensagem a dizer “Dados do veículo não encontrados” e terá de nos enviar um comprovativo da classificação por estrelas do veículo, tal como fornecido pelo fabricante.

Se o comprovativo da classificação por estrelas não incluir a marca de matrícula do veículo (VRM), deve apresentá-lo juntamente com uma cópia do equivalente no seu país ao livro de registo V5C, que confirme a VRM e o número de identificação do veículo (VIN).

Os veículos pesados de mercadorias com condução à esquerda com peso bruto superior a 12 toneladas continuam a ter de cumprir o DVS. Os espelhos, as câmaras e os sensores devem ser instalados de forma adequada para ter em conta o ângulo morto do lado direito.

Para o sinal de aviso de ângulo morto exigido na traseira dos seus reboques, são aceitáveis os autocolantes agora legalmente exigidos para os veículos pesados de mercadorias que circulam em França (“Angles morts“).

Transferências de placas de estimação

Uma autorização de segurança para um veículo pesado de mercadorias não pode ser transferida para outro veículo ou marca de registo de veículo (VRM). Se estiver a transferir uma matrícula querida, teremos de cancelar a autorização de segurança registada na VRM original. Assim que a classificação de estrelas correcta for registada, terá de fazer um novo pedido de autorização de segurança, uma vez que temos de garantir que o veículo continua a cumprir os requisitos de segurança.

Se tiver efectuado uma transferência de chapa de identificação, deve notificar-nos através de um pedido de informação em linha e apresentar um comprovativo da transferência de chapa de identificação. Isto permitir-nos-á associar a classificação correcta de estrelas ao seu novo VRM.

Isenções

Um pequeno número de veículos tem direito a uma isenção do regime de autorização de segurança para veículos pesados. Estes incluem veículos de construção especializados construídos para uso principalmente fora de estrada (por exemplo, manipuladores telescópicos e gruas móveis). A lista completa de isenções ao abrigo do regime de autorização de segurança para veículos pesados de mercadorias é fornecida no nosso guia do operador DVS.

Os veículos que efectuam operações ao abrigo dos Regulamentos de Tipos Especiais (Ordem Geral) ou que transportam uma carga anormal indivisível podem ter características que impedem que os Sistemas de Informação de Ângulo Morto e de Deslocamento (sistemas BSIS e MOS) funcionem eficazmente. Se estas características das cargas anormais forem uma caraterística permanente da estrutura do veículo, este pode ser isento da obrigação de instalar o sistema que for afetado negativamente.

Se a obstrução for temporária, por exemplo, se for a própria carga a causar a obstrução ou se for apenas quando são utilizados determinados tipos de reboque ou equipamento, então o BSIS e o MOIS continuam a ser exigidos, mas o(s) sistema(s) afetado(s) pode(m) ser desativado(s) durante o tempo em que a obstrução temporária estiver presente. Um sinal deve informar o condutor, por meios visuais e não sonoros, de que os sistemas estão desactivados.

Se o seu veículo estiver registado no Reino Unido e estiver claramente definido como isento, ficará automaticamente isento e não precisará de o registar connosco. No entanto, verifique a classificação por estrelas do seu veículo. Se o seu veículo não for reconhecido como estando isento, ou se o seu veículo estiver registado fora do Reino Unido, terá de nos contactar. Quando nos contactar, carregue uma cópia do V5C do seu veículo e fotografias da frente, da traseira e da lateral do veículo com a marca de registo do veículo (VRM) claramente visível. Analisaremos então o seu pedido e avaliaremos se necessita de uma autorização de segurança para veículos pesados de mercadorias para o seu veículo.

Sistema Seguro Progressivo

Os veículos pesados de mercadorias com classificação inferior a três estrelas terão de instalar o Sistema de Segurança Progressiva, a partir de 28 de outubro de 2024. Pode encontrar informações completas sobre o Sistema de Segurança Progressiva no nosso guia do operador do DVS. Segue-se um resumo dos sete requisitos que compõem o Sistema de Segurança Progressiva. Os Sistemas de Informação de Ângulo Morto e de Desvio de Rotação que são instalados a posteriori no seu veículo devem cumprir os requisitos de desempenho das nossas especificações técnicas PSS e não diretamente os regulamentos da ONU.

Resumo do sistema “Progressive Safe

Requisito 1: Deve ser instalado um sistema de monitorização por câmaras (CMS) na parte lateral próxima do veículo, para eliminar o ângulo morto remanescente na parte lateral próxima. Um CMS também pode ser utilizado como alternativa à instalação de espelhos das classes V e VI.

As nossas directrizes indicam que não é necessário instalar um CMS adicional se já existir um no veículo ou se o veículo cumprir as normas estabelecidas nos Regulamentos 151 e 159 da UNECE. Isto aplica-se quando se obtêm os mesmos benefícios de segurança e pode incluir um CMS instalado para substituir os espelhos ou como parte de um sistema de informação sobre o ângulo morto.

Recomendamos que os instaladores considerem onde instalar as câmaras com base no tamanho do ângulo morto que precisa de ser coberto e para evitar causar uma projeção externa que possa entrar em contacto com alguém adjacente ao veículo. Em muitos casos, uma altura de montagem superior a dois metros pode ser adequada, mas os instaladores devem considerar o contexto do veículo específico.

Requisito 2: Devem ser instalados espelhos das classes V e VI, ou um CMS que substitua os espelhos, ou uma combinação de ambos, à frente e do lado próximo do veículo.

Requisito 3: Os sistemas de informação sobre o ângulo morto devem assegurar uma cobertura total do lado próximo dos veículos rígidos para detetar os utentes vulneráveis da estrada. Não devem ser activados em relação a mobiliário rodoviário ou a veículos parados. O objetivo é evitar colisões em curvas à esquerda.

Requisito 4: Deve ser instalado um sistema de informação de afastamento do veículo (MOIS) na parte dianteira do veículo para avisar o condutor da presença de um utente vulnerável da estrada e evitar colisões na zona do ângulo morto dianteiro quando um veículo se afasta do repouso.

Requisito 5: A proteção inferior lateral deve ser montada em ambos os lados do veículo, exceto se tal não for praticável.

Requisito 6: Devem ser instalados avisos sonoros para avisar adequadamente os utentes vulneráveis da estrada quando um veículo está a virar à esquerda ou à direita para os veículos com condução à esquerda. Isto garante que todos os veículos possam ser avisados de uma manobra planeada.

Requisito 7: Os veículos devem dispor de sinalização exterior de aviso que permita uma indicação visual clara dos perigos existentes à volta do veículo. O nosso guia do operador estabelece que esta sinalização deve ser claramente legível.

Recomendamos sinais de maiores dimensões (pelo menos A3) sempre que possível, reconhecendo que tal pode não ser possível para todos os modelos de veículos. Os operadores que não possam utilizar sinalização de maiores dimensões devem fazer o que for melhor para o seu veículo, certificando-se de que a sinalização utilizada é clara e legível.

Aplicação e sanções

Se conduzir um veículo pesado de mercadorias na maior parte da Grande Londres sem uma licença válida, pode receber uma coima (PCN) de até £550 (reduzida para £275 se for paga no prazo de 14 dias).

 

Additional information

Weight N/A
Dimensions N/A
Quantidade de Matrículas

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

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